A NOITE DAS KYGUA VERA
Palavras-chave:
Guerra do Paraguai, mulheres, língua e identidade paraguaia, War of Paraguay, women, paraguayan language and identityResumo
A partir meados de 1868, a guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, a Argentina e o Uruguai, iniciada em 1865, tomam um novo rumo. Razões reais e imaginárias fazem com que o presidente e comandante-em-chefe das forças paraguaias, Francisco Solano López, ao mesmo tempo em que desloca suas tropas para o norte do país, fugindo do lento mas constante avanço dos Aliados, transforme-se em um verdadeiro caçador de "traidores". Com a fuga, as mulheres paraguaias vêem-se condenadas ao êxodo: de um lado, as traidoras, parentes de réus políticos, castigadas pelas faltas supostamente cometidas por seus familiares ou mesmo amigos e conhecidos. As que não foram fuziladas depois de terem passado todo tipo de vexames e torturas transformaram-se em destinadas e foram enviadas, Espadín, ao norte do país, onde se instalou um campo de concentração para elas. De outro lado, as residentas, parentes de soldados ou simplesmente moradoras das localidades por onde passavam as forças de López, condenadas pelas circunstâncias a seguir as tropas paraguaias em sua desesperada. É sobre a via crucis das destinadas e residentas paraguaias que trata esse artigo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.