JESUÍTAS E GUARANIS FACE AOS IMPÉRIOS COLONIAIS IBÉRICOS NO RIO DA PRATA
Palavras-chave:
Jesuítas, Guaranis, Rio da Prata colonial, Guerra Guaranítica, Jesuits, Guarani WarsResumo
O presente estudo faz uma interpretação a respeito de alguns aspectos referentes à Guerra Guaranítica. Dela participaram uma milícia Guarani e o exército aliado luso-espanhol. O confronto surge a partir de um acordo, firmado entre as duas nações ibéricas que estipulavam o abandono dos índios Guarani dos territórios que compreendiam os Sete Povos da Banda Oriental do rio Uruguai, em favor da ocupação do respectivo espaço pelos portugueses. Neste estudo, tenta-se esclarecer a origem das disputas dos territórios da região do Rio da Prata entre as nações ibéricas, suas esferas de interesses e a maneira como as autoridades tentaram minimizar esse conflito, até chegarem a um grande impasse. Exigindo que se fizesse uma divisão mais precisa desses territórios até então submetidos a um constante clima de tensão. A seguir, tenta-se esclarecer o contexto histórico no qual se insere o Tratado de Madri e suas estipulações, bem como a repercussão que esse acordo obteve nas Missões e na Europa, onde foi idealizado. E, finalmente, demonstra-se, através da correspondência da época, as relações entre os interesses luso-espanhóis, jesuítas e guaranis relativos ao acordo de Madri.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.