A VICTORIOSA RAINHA DOS CAMPOS: PONTA GROSSA NA CONJUNTURA REPUBLICANA
Palavras-chave:
catolicismo, educação católica, ultramontanismo, imigração, romanização, Catholicism, Catholic education, ultramontanism, immigration, romanizationResumo
Este artigo pretende estabelecer um contraponto entre o discurso ufanista sobre o Paraná na conjuntura da implantação da República e o pessimismo do discurso da hierarquia católica. A cidade de Ponta Grossa, no início do século XX, embora apresentando um perfil urbano rústico e acanhado é vista por alguns intelectuais da época como uma urbe acolhedora, progressista e destinada a ser a capital do centro do Paraná. Do ponto de vista do episcopado, o Paraná, e nele Ponta Grossa, são vistos como terra de missão, lugar onde a civilização cristã ainda não chegou. O estabelecimento na cidade em 1905, de uma congregação religiosa feminina, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, significou, em momentos de renovação da instituição católica, uma tentativa de implantação das novas diretrizes da Sé romana, via educação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.