"A semente de uma grande cidade": uma leitura dos discursos construídos sobre a fundação da cidade de Ponta Grossa (PR). DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.104126

Autores

  • Rosângela Wosiack Zulian Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

História Cultural, Região,

Resumo

Resumo: Historicamente ligada à atividade criatória, a cidade de Ponta Grossa (PR) surgiu às margens do Caminho do Viamão, o qual, a partir do século XVIII, cumpriu a finalidade de ligar São Paulo ao extremo sul do Brasil, servindo para passagem de animais levados do Rio Grande para a feira de Sorocaba. Os habitantes da região, a princípio dispersos em diversas fazendas, foram convergindo, ao longo do tempo, ao ponto central do território. A partir dos finais do século XIX, a cidade, sem perder seu tradicional aspecto campeiro, empenhou-se em ingressar no processo de modernização urbana do período. Os discursos produzidos sobre a fundação, ao tramar  modernidade e tradição, “inventaram” um momento inicial, produto de um harmonioso e pacífico consenso entre os proprietários de terras, velando os  conflitos subjacentes e legitimando uma versão consentânea aos interesses das elites locais.

Palavras-chave: mito fundador; discursos;  espaço simbólico.

Biografia do Autor

Rosângela Wosiack Zulian, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora adjunta do Departamento de História UEPG

Downloads

Publicado

2010-04-07

Como Citar

ZULIAN, R. W. "A semente de uma grande cidade": uma leitura dos discursos construídos sobre a fundação da cidade de Ponta Grossa (PR). DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.104126. Revista de História Regional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2354. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.