"A semente de uma grande cidade": uma leitura dos discursos construídos sobre a fundação da cidade de Ponta Grossa (PR). DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.104126
Keywords:
História Cultural, Região,Abstract
Resumo: Historicamente ligada à atividade criatória, a cidade de Ponta Grossa (PR) surgiu às margens do Caminho do Viamão, o qual, a partir do século XVIII, cumpriu a finalidade de ligar São Paulo ao extremo sul do Brasil, servindo para passagem de animais levados do Rio Grande para a feira de Sorocaba. Os habitantes da região, a princípio dispersos em diversas fazendas, foram convergindo, ao longo do tempo, ao ponto central do território. A partir dos finais do século XIX, a cidade, sem perder seu tradicional aspecto campeiro, empenhou-se em ingressar no processo de modernização urbana do período. Os discursos produzidos sobre a fundação, ao tramar modernidade e tradição, “inventaram” um momento inicial, produto de um harmonioso e pacífico consenso entre os proprietários de terras, velando os conflitos subjacentes e legitimando uma versão consentânea aos interesses das elites locais.
Palavras-chave: mito fundador; discursos; espaço simbólico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.