CIVILIZAÇÃO CATÓLICA: D. MACEDO COSTA E O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.

Autores

  • Karla Denise Martins Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Catolicismo, Romanização, Ultramontanismo, Civilização e Liberalismo, Catholicism, Romanism, Ultramontane, Civilization and Liberalism

Resumo

O presente artigo discute as idéias de D. Macedo Costa, Bispo da Província do Grão-Pará, veiculadas pelo jornal da Diocese, intitulado A Estrella do Norte, que circulou entre 1863 e 1869. Mediante a apresentação pelo Bispo dos projetos para o desenvolvimento da Amazônia, procuramos entender as articulações político-religiosas dessa personagem no contexto de uma sociedade em mutação. Grupos de várias ordens criticavam as intenções do prelado, por temerem o crescimento da influência católico romana nessa região. Assim, trata-se de uma embate de projetos entre os chamados clérigos reformadores e grupos que pretendiam a secularização das instituições sociais, tentando construir um caminho civilizador, vinculado aos principais pensamentos modernos difundidos na Europa.

Biografia do Autor

Karla Denise Martins, Universidade Federal de Viçosa

Professora de História da América na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Mestre em História pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2007-09-25

Como Citar

MARTINS, K. D. CIVILIZAÇÃO CATÓLICA: D. MACEDO COSTA E O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Revista de História Regional, [S. l.], v. 7, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2143. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos