CIVILIZAÇÃO CATÓLICA: D. MACEDO COSTA E O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.

Autores/as

  • Karla Denise Martins Universidade Federal de Viçosa

Palabras clave:

Catolicismo, Romanização, Ultramontanismo, Civilização e Liberalismo, Catholicism, Romanism, Ultramontane, Civilization and Liberalism

Resumen

O presente artigo discute as idéias de D. Macedo Costa, Bispo da Província do Grão-Pará, veiculadas pelo jornal da Diocese, intitulado A Estrella do Norte, que circulou entre 1863 e 1869. Mediante a apresentação pelo Bispo dos projetos para o desenvolvimento da Amazônia, procuramos entender as articulações político-religiosas dessa personagem no contexto de uma sociedade em mutação. Grupos de várias ordens criticavam as intenções do prelado, por temerem o crescimento da influência católico romana nessa região. Assim, trata-se de uma embate de projetos entre os chamados clérigos reformadores e grupos que pretendiam a secularização das instituições sociais, tentando construir um caminho civilizador, vinculado aos principais pensamentos modernos difundidos na Europa.

Biografía del autor/a

Karla Denise Martins, Universidade Federal de Viçosa

Professora de História da América na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Mestre em História pela UNICAMP.

Publicado

2007-09-25

Cómo citar

MARTINS, K. D. CIVILIZAÇÃO CATÓLICA: D. MACEDO COSTA E O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Revista de História Regional, [S. l.], v. 7, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2143. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos