Mercado das letras, mercado dos homens

Autores

  • Valéria Augusti Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

imprensa periódica, século XIX, crítica literária, profissionalização do escritor, press, 19th Century

Resumo

A imprensa fluminense foi destino de muitos homens de letras que, no século XIX, pretenderam obter prestígio e visibilidade entre o público leitor. Foi nessa forma editorial, marcada pela efemeridade, que atuaram muitos dos escritores posteriormente consagrados pela História da Literatura Brasileira. Tendo isto em vista, o presente artigo pretende o mapeamento da presença desses homens na imprensa, muitos dos quais críticos literários e romancistas, salientando as redes de relações por eles construídas nesse veículo. Pretende, também, evidenciar o papel que tais redes, muitas vezes duramente criticadas por críticos literários e escritores, tiveram na divulgação da produção literária nacional do oitocentos.

Biografia do Autor

Valéria Augusti, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, História da Literatura, História do Livro e da Leitura no Brasil.

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Publicado

2008-03-08

Como Citar

AUGUSTI, V. Mercado das letras, mercado dos homens. Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2249. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos