O trabalhador introduzido pela Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização ao longo dos anos de 1928-1940 no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.30.24953Palavras-chave:
Imigrantes, Nacionais, Companhia de Agricultura, Imigração e ColonizaçãoResumo
Com o fim da escravidão tornou-se necessário cada vez mais à mão de obra para a lavoura cafeeira, para auxiliar nesta demanda foram criadas diversos tipos de trabalhos para a introdução de trabalhadores imigrantes, cabe destacar também que havia a presença de nacionais, entretanto estes eram visto como uma segunda opção para os grandes fazendeiros. Nos primeiros anos do século XX observamos o trabalho de diversas companhias ou empresas particulares cujo objetivo era angariar trabalhadores para o estado paulista, entre estas se destacou a Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que introduziu tanto imigrantes como nacionais para o estado de São Paulo. O objetivo do presente artigo é analisar e compreender o trabalho da Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização na introdução de trabalhadores imigrantes e nacionais entre os anos de 1928 a 1940, ressaltando aspectos da empresa, como também origem dos imigrantes e contratos estabelecidos entre a CAIC e a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo.
Downloads
Referências
CARNEIRO. Honório de Souza. A CAIC - Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização: 1928-1961. São Paulo: Dissertação de mestrado – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 1985.
COSTA. Emília Viotti da. Da senzala a colônia. 5 ed- São Paulo: Editora UNESP, 2010.
GONÇALVES. Paulo Cesar. A Grande Imigração no Brasil (1880-1930): números e conjunturas. In História da imigração no Brasil. Luís Reznik (org). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020. Pp.91-132
GONÇALVES. Paulo Cesar. Migração e mão de obra: retirantes cearenses na economia cafeeira do centro-sul (1877-1901). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 2002.
GRAHAM. Douglas H.; HOLANDA FILHO, Sérgio Buarque de. Migrações internas no Brasil: 1872-1970.
HOLLOWAY. Thomas H. Imigrantes para o café: café e sociedade em São Paulo: tradução Eglê Malheiros- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
MONBEIG. Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec/Polis, 1984.
MONSMA. Karl. A reprodução do racismo: fazendeiros, negros e imigrantes no oeste paulista, 1880-1914. São Paulo: EduFscar, 2021.
OLIVEIRA, Giani Vendramel de. A CAIC (Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização) e o Processo imigratório no Estado de São Paulo (1928-1961). Dissertação de Mestrado. Maringá, PR. 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jesiane Debastiani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
