Imigração polonesa no Rio Grande do Sul e a I Guerra Mundial: as divisões na colônia polonesa através do relatório "A Missão Polaca"
Keywords:
Primeira Guerra Mundial, Missão Polaca, Imigração PolonesaAbstract
O objetivo deste artigo é analisar como a formação de uma Polonidade ou o devotamento étnico pela nacionalidade polonesa e seus conflitos étnicos-identitáiros foram importantes para o engajamento da imigração polonesa no Rio Grande do Sul em prol da independência da Polônia, no cenário da Primeira Guerra Mundial. Teoricamente buscamos nos preceitos da História Cultural e em autores como Bourdieu (1989), Hobsbawm (2008) e Barth (1998) analizar diferentes documentos dando ênfase especial ao relatório da “Missão Polaca” produzido por Miguel Chmielewski, enquanto juiz distrital da sede do município de São Leopoldo-RS em 30 de março de 1918, ao então governador do estado, Borges de Medeiros. Existiam múltiplas vinculações entre os poloneses emigrados, durante a emergência do conflito mundial em referência à possibilidade de retorno da independência polonesa após mais de um século de dominação estrangeira. Ademais por ser um relatório para o presidente do Estado, buscou-se demonstrar o engajamento dos imigrantes com os aliados, então apoiados oficialmente pelo Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.