"Unileiros" na cidade:
memórias e preconceitos em Foz do Iguaçu - PR (2010-2017)
Abstract
ABSTRACT: This text aims to understand the memories of students from the Federal of Latin American Integration – UNILA, in the city of Foz do Iguaçu – PR, having as a cut the period of its creation, 2010, until 2017. For that, we will use as sources interviews with young UNILA students of different nationalities, produced between 2013 and 2017. Interviews of ten students are mobilized - two Brazilians and eight foreigners – and analyzed from theoretical and methodological contributions of Oral History. The memories of these students experiences were marked by transformations in their relations with the city. They narrated a first moment when they would have been well received by the city, followed by a process, from 2012, of construction and perception of prejudices and stereotypes made about themselves in that city. Throughout the text we analyze this process, trying to understand this movement, as well as tactics produced by students in their dialogues with city spaces. Through our analyses, it was possible to perceive student memories crossed and resignified by tensions, prejudices and tactics tried and built in the city.
References
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
ALMEIDA, Larissa R. O Mercosul educacional e a criação da UNILA no início do século XXI: por uma integração regional via educação. Tese. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
ARANTES, Antônio A. Desigualdade e diferença: cultura e cidadania em tempos de globalização. Paisagens Paulistanas. Campinas: Editora da Unicamp/Imprensa Oficial, 2000. P. 106-107.
BOHOSLAVSKY, E.; SÁ MOTTA, R.; BOISARD, S. Pensar as Direitas na América Latina. São Paulo: Alameda, 2019.
CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2019.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano – Artes de fazer. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.
FARAH, Paulo D. Combates à Xenofobia, ao racismo e à intolerância. In: Revista USP. São Paulo, n. 114, 2017.
FERREIRA, Marieta M. História, tempo presente e história oral. Topoi. vol.3, n.5, p. 314-332, 2002.
FROTSCHER, Méri. Língua, memória e identidade. Considerações metodológicas sobre histórias de vida de migrantes bilíngues. História Oral, v. 14, n. 1, 2011.
HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n.24, 1996.
HALL, Stuart. Quem precisa da Identidade. In: SILVA, Tomas Tadeu (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis, Rj. Editora Vozes, 2000.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
LAVERDI, Robson. Raymond Williams y la historia oral: relaciones sociales constitutivas. Palabras y Silencios. Vol. 5, Núm. 2, 2011.
MENEGHEL, S.; AMARAL, J. Universidades internacionais na contracorrente: as propostas da UNILA e da Unilab. Universidades. México, v. 67, p. 25-40, 2015.
PASSERINI, Luisa. A Memória entre Política e Emoção. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. In: Projeto História. Vol. 14. São Paulo: 1997.
PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. In: Projeto História. Vol. 14. São Paulo: 1997.
PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
PORTELLI, Alessandro. A Filosofia e os fatos: narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo, v. 1, n.2, 1996.
PORTELLI, Alessandro. Forma e Significação na História Oral. A Pesquisa como um Experimento em Igualdade. Projeto História. V. 14, n. 1, 2007.
REISDORFER, Thiago. Universidade e Interculturalidade: Ressignificações identitárias de estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA (2008-2017). 2018. Tese. (Doutorado em História) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de História Regional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.