A paisagem sertão autonarrada: um diário de viagem na perspectiva feminina
Keywords:
Paisagem sertão, Diário feminino, Experiência autonarrativa.Abstract
Neste estudo visualiza-se a paisagem enquanto fenômeno cultural complexo, em particular, por saber que a sua existência é precária e subordinada às significações que lhe são atribuídas pelas variadas formas de experienciação narrativa. Assim, ao ser evidenciado o diário de viagem de Augusta de Faro Felury Curado, é possível repensar uma das formas de apropriação das imagens que configuram o lugar sertão em meio a suportes arquetípicos que tem sido historicizados, espacializados e socializados na paisagem. A leitura de uma autonarrativa do lugar ocasiona, inclusive, a apreciação do Brasil-interior que reside discursivamente no pouso, na tropa e em arranjos comerciais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.