Movimento estudantil, reforma educacional e vigilância do Estado: estudantes paranaense fichados pelo DOPS, 1961 a 1964.
Keywords:
Movimento estudantil, vigilância política, DOPS.Abstract
Ao se centrar no material e nas experiências educativas, culturais e políticas, produzidas entre 1961 e 1964, encontraremos um dos períodos mais férteis dos movimentos políticos e populares. Foi na década de 1960 que o movimento estudantil reivindicava a reforma educacional, visto que a educação era uma condição necessária para o desenvolvimento do país. As ações realizadas pelos estudantes foram vistas pela polícia política como uma ameaça à segurança pública, fazendo com que o movimento estudantil fosse estigmatizado como subversivo. Esta polícia, ao desempenhar uma função preventiva, com o intuito de coibir reações políticas adversas à ordem, desenvolveu um arquivo documental para poder funcionar, já que sua base era o gerenciamento de informações. Através deste acervo da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) agora em poder do Departamento Estadual do Arquivo Público, do Paraná, levantamos como os estudantes foram observados pela polícia política paranaense e como se desenrolou localmente a luta nacional em favor de reformas estruturais durante o governo João Goulart (1961-1964), e ao longo do governo estadual de Ney Braga (1961-1965).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.