O “30 de Maio”: uma rebelião em Mato Grosso e a região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia
Keywords:
Região de fronteira, Rebelião do Período Regencial, Brasil Império, BolíviaAbstract
O “30 de Maio” foi uma rebelião ocorrida em Mato Grosso, durante o Período Regencial, tendo como principal alvo os portugueses “adotivos”. A partir desse movimento, novos grupos políticos surgiram na província, porém as repercussões foram além da baixada cuiabana, influenciando o governo central a transigir com as lideranças locais. Outro desdobramento importante foi a relação com a Bolívia, pois foi para a região de fronteira entre o Império e a República boliviana que fugiram alguns dos acusados de participar da rebelião. Os fugitivos passaram, então, a ser motivo de disputa diplomática, enquanto os dois países se preparavam para estabelecer uma linha divisória entre ambos que passaria, mais cedo ou mais tarde, na então indefinida zona fronteiriça, separando as duas jurisdições, como característica dos novos Estados nacionais. Essa região não delimitada entre o Brasil e a Bolívia era lugar considerado pouco povoado. Os que fugiram para lá, então, participavam de estratégias de colonização, além de serem trunfo para futuros acordos territoriais. Assim, essa região fronteiriça apresentava demandas próprias, não sendo simples caixa de ressonância das capitais de seus países, embora, como área limítrofe, fosse parte dos interesses das autoridades locais e nacionais.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.