“Fruto da terra e do trabalho humano”: paleoterritórios e diversidade da Mata Atlântica no Sudeste brasileiro
Keywords:
florestas secundárias, populações tradicionais, cultura material, estrutura florestalAbstract
Este trabalho se ocupa da origem da dimensão humana presente na biodiversidade de remanescentes de Mata Atlântica do Sudeste brasileiro. Estes remanescentes são em grande parte constituídos por florestas secundárias em função de usos históricos. Um ponto ligado à composição destes fragmentos é a existência de paleoterritórios de populações passadas, que os utilizaram como áreas de sobrevivência. Um paleoterritório consiste na espacialização das resultantes ecológicas decorrentes do uso dos ecossistemas por populações passadas (ou por atividades econômicas) na busca de suas condições de existência. O estudo considerou três formas de paleoterritórios ligados à: a) produção de alimentos; b) produção de energia e c) circulação de pessoas no século XIX ou anteriormente. A cultura material e a dimensão cultural das paisagens, explicitada no legado cultural e ecológico destes paleoterritórios, contribui para ampliar a compreensão de processos ecológicos hoje presentes, atuando também como um documento da forma de vida de populações passadas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.