O Emirado dos Ikhshidids no Egito, 935-969: uma síntese

Authors

  • José Henrique Rollo Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Egito Medieval, Oriente Médio, Emirados autônomos, recursos organizacionais

Abstract

Resumo: A emergência de emirados autônomos em províncias importantes do Império Islâmico foi uma das expressões mais significativas da crise do Califado Abásida nos séculos IX e X. Movido por intenções didáticas, este artigo expõe alguns dos principais aspectos do emirado dos Ikhshidids, dinastia que controlou o Egito, a Síria e o Hijaz, entre 935 e 969 EC e construiu um protoimpério. Atenção especial é dada a Kafur, um eunuco negro que governou o emirado, primeiro como regente e, depois, como emir efetivo. A ideia sociológica evocada para explicar seu trajeto peculiar é a noção estrutural-funcionalista de recursos organizacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Henrique Rollo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em História Comparada pela UFRJ. Professor do Curso de História; do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (Depto de Ciências Sociais); do Mestrado Profissional em Ensino de História (Depto de História); Coordenador do Laboratório de Estudos Americanos, Africanos e Orientais (Leaao) e pesquisador do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etnohistória (Tulha) da Universidade Estadual de Maringá.

Published

2017-07-27

How to Cite

ROLLO, J. H. O Emirado dos Ikhshidids no Egito, 935-969: uma síntese. Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9273. Acesso em: 29 jan. 2026.

Issue

Section

Artigos