Entre palavras e imagens: famílias negras no Museu Histórico de Londrina/PR (1970-2016)
Palabras clave:
Famílias negras, Cultura negra, Museu Histórico de Londrina, coleção, AcervoResumen
Este artigo busca compreender o significado das coleções doadas pelas famílias negras ao Museu Histórico de Londrina/PR (MHL) nos últimos dez anos. Em razão da ausência de objetos tridimensionais, selecionou-se, para esse estudo, o acervo audiovisual. Em relação às palavras (entrevistas e depoimentos) e às imagens (fotografias originais, negativos e reproduções digitais), um conjunto de questões foi proposto. Procurou-se, primeiramente, abordar a formação das referidas coleções com base na história do MHL. Posteriormente, o foco recaiu sobre aspectos relacionados às profissões, às relações sociais e a outras nuanças de vida das famílias escolhidas. O viés teórico-metodológico do presente trabalho não se insere na problemática da imagem na História, muito menos na análise do discurso. Embora essas vertentes sejam pertinentes, optou-se, aqui, por historicizar as coleções das famílias negras e tomar como referência regional e nacional a política de aquisição da mencionada instituição museal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.