Migrações internacionais para Santa Catarina nos séculos XIX e XXI: um estudo comparativo

Autores/as

  • Paulo Rogério Melo de Oliveira UNIVALI

Resumen

O artigo aborda, numa perspectiva comparada, os fluxos migratórios de alemães e haitianos, nos séculos XIX e XXI, para Santa Catarina, com o propósito de explorar as particularidades históricas das migrações internacionais, no contexto das quais ocorreram os deslocamentos europeus para as Américas, e das migrações globais contemporâneas, cuja dinâmica ajuda a entender a opção que os haitianos fizeram pelo Brasil. A comparação destes deslocamentos humanos, envolvendo diferentes grupos étnicos, em distintos contextos sociais e regionais, nos permite capturar o sentido histórico dos movimentos migratórios, os condicionantes e os debates específicos de cada época, sem os quais as migrações parecem derivar, exclusivamente, de um impulso natural da condição humana.

Biografía del autor/a

Paulo Rogério Melo de Oliveira, UNIVALI

Doutor em História pela IFRGS. progessor no Programa de Mestrado em Políticad Públicas e nos cursos de História e Relações Inernacionais da UNIVAI.

Publicado

2019-11-25

Cómo citar

MELO DE OLIVEIRA, P. R. Migrações internacionais para Santa Catarina nos séculos XIX e XXI: um estudo comparativo. Revista de História Regional, [S. l.], v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/13219. Acesso em: 23 nov. 2024.