Comunidade Quilombola Invernada dos Negros e sua relação com o meio natural: um olhar da História Ambiental
Resumen
A Comunidade Quilombola Invernada dos Negros, situada nos municípios de Campos Novos e Abdon Batista/SC foi assim reconhecida pela Fundação Palmares em 2004. A comunidade possui características próprias, mas se assemelha a outras em questões como a liberdade e o acesso à terra através de testamento. No Testamento datado de 1877, Matheus José de Souza e Oliveira e Pureza Emilia da Silva, deixaram aos escravizados um terço das terras da fazenda São João, correspondendo a cerca de oito mil hectares de terra composta por campos e matos. O território era composto por terras de cultura e de campos de criar sendo a maior parte de matas virgens. Era regularmente ondulado na parte do campo e bastante acidentado nos matos. O espaço foi utilizado pelos legatários para a produção e criação de animais. Este artigo visa analisar a relação estabelecida historicamente entre os descendentes dos legatários da Invernada dos Negros com o meio ambiente, a partir da década de 1970. A metodologia utilizada para compreender tais relações foi da História Social, dialogando com a História Ambiental. As alterações no ambiente e no modo de vida da comunidade foram observadas e analisadas através de fontes judiciais e do relatório antropológico produzido pelo Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas (NUER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir das fontes, constatou-se que as alterações no ambiente modificaram a forma como os moradores se relacionavam com o meio natural, assim como se modificou a vida cultural e social da comunidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.