O governo das águas: o sistema de abastecimento hídrico na Cidade de Goiás na primeira metade do século XX
Resumen
O artigo propõe algumas descrições de práticas e reflexões importantes para o conhecimento do processo de modernização do sistema de distribuição de água na Cidade de Goiás, durante a primeira metade do século XX. A experiência dos protagonistas da cidade nos procedimentos de canalização da água indicava a necessidade de domesticá-la, transportá-la por novas vias, disciplinar os homens, redefinindo normas e obrigações. Neste contexto, foram problematizadas as estratégias adotadas pelo governo da cidade, para fazer frente ao processo de apropriação e controle da água, tendo em vista a construção de redes subterrâneas de abastecimento, ligando mananciais e reservatórios aos espaços privados de uso doméstico. A partir deste problema central, tratou-se de investigar o nascimento de uma nova forma de uso da água, associada a estratégias que envolvem procedimentos de gestão associados a programas capitaneados pelos poderes municipais. A leitura e interpretação de documentos inéditos disponíveis no Arquivo Histórico Frei Simão Dorvi, da Cidade de Goiás, norteou o desenvolvimento da pesquisa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.