“Honrar a Pátria investigando o passado”: a narrativa do domínio holandês e a construção do lugar do Rio Grande do Norte na memória nacional
Resumen
Diante de um cenário de redimensionamento da relação entre o todo (a união) e as partes (os estados), graças à recomposição do federalismo na República, as oligarquias estaduais elaboraram projetos identitários com o interesse de instituir um papel para os estados na construção da memória histórica do Brasil. No limiar da República, letrados e políticos norte-rio-grandenses se preocuparam em urdir narrativas que instituíssem um lugar para o Rio Grande do Norte na elaboração da memória nacional. O interesse por essa questão fez parte das estratégias políticas do grupo familiar que ascendeu ao governo do estado, no momento da proclamação da República. Um dos seus representantes, Augusto Tavares de Lyra, esteve comprometido em construir uma nova semântica para o passado do estado. Para isso, publicou o artigo Domínio Hollandez no Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, nos anais do Primeiro Congresso de História Nacional em 1915. Nesse sentido, o presente texto se propõe a investigar de que maneira o supracitado artigo de Augusto Tavares de Lyra contribuiu para a construção de um lugar para o Rio Grande do Norte na formação da memória nacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.