O Parque Nacional do Araguaia: dilemas entre o desenvolvimento regional e a conservação da natureza
Resumen
O presente artigo trata das motivações e inciativas em torno da criação do Parque Nacional do Araguaia (PNA), especialmente dos dilemas entre o desenvolvimento regional e a conservação da natureza, com ênfase no período entre 1940 e 1960. Para tanto, foram utilizados vários tipos de fontes documentais, primárias e secundárias: livros, artigos publicados na mídia do estado de Goiás e do Rio de Janeiro, diários oficiais do estado de Goiás e do Congresso Nacional, relatório do Ministério da Agricultura e documentos da Fundação Brasil Central referentes à Operação Bananal, depoimentos e literatura de época. A pesquisa mostrou que houve muita ambiguidade e diversidade de perspectivas envolvidas na criação do PNA. A forma como ele começou a ser implementado acabou por desconsiderar os objetivos mais voltados para a conservação da natureza. Prevaleceu a visão desenvolvimentista, característica do período JK
Palavras-chave: Parque Nacional do Araguaia; conservação da natureza; história ambiental.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.