Sertão, saúde e natureza nas páginas da revista Brasília (1957-1960)
Resumen
As imagens de vazio, atraso, barbárie e isolamento, historicamente associadas à região onde seria erguida Brasília, a nova capital do país inaugurada em 1960, reverberaram em veículos de grande circulação e em discursos políticos durante os anos em que se deu a sua construção. Tais imagens ajudaram a legitimar o projeto de interiorização da capital federal, levando a um entendimento de que este era um empreendimento secular, necessário e urgente. Através das páginas da revista Brasília, editada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) a partir de 1957, é possível refletir sobre os laços que a nova capital guarda com a ideia de integração dos sertões ao país, constituída no início do século XX. Neste sentido, neste trabalho pretendemos explorar de que modo a dualidade litoral x sertão, ou modernidade x atraso, recorrente no âmbito do pensamento social brasileiro, aparece nos artigos e fotografias publicados na revista em questão, enfatizando os lugares da saúde e da natureza nesse projeto de fixação da capital federal no Planalto Central.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.