“Tinha muita pena de deixar os seus vestidos pois logo morria”: um caso de suicídio em São João do Triunfo-PR (1928)
Resumen
Em meados de 1928, uma mulher qualificada como doméstica e casada, precisou se deslocar até o centro de São João do Triunfo, no interior do Paraná, para registrar sua versão sobre o suicídio de uma de suas filhas. Neste texto, objetivamos analisar o inquérito policial que envolveu este caso particular. A partir da narrativa das testemunhas e das peças que encontramos no documento, como o exame de corpo de delito, nos deparamos com temáticas que envolvem as relações de gênero, o cotidiano e a cristalização de versões sobre o suicídio. Ao selecionarmos um documento, entre tantos, e o lermos atentamente, mergulhamos em uma riqueza de detalhes e situações. Pretendemos explorá-las aqui. Para tal proposta, apoiamo-nos em certo modo de operar foucaultiano e, principalmente, em parte da historiografia brasileira e da História da Violência que ajudam a pensar os espaços rurais.
Citas
BERALDO, Renilson. Ciência e associativismo médico: medicina legal e psiquiatria na terra dos pinheirais (1930-1941). Dissertação (mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, 2016.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BRANDÃO, Cláudio. O suicídio no contexto penal. In: Revista Duc In Altum - Caderno de Direito, vol. 3, nº 4, jul-dez. 2011.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano. Morar, cozinhar. Vol. 2. Petrópolis: Vozes, 1996.
CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. 2ed. São Paulo: Editora da Unicamp, 2001.
ESTACHESKI, Dulceli de Lourdes Tonet. Os crimes sexuais na cidade de Castro-PR (1890-1920). Curitiba, 2013. Dissertação (mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, 2013.
_________________. Morrer para não sofrer: questões de gênero e suicídios em Castro/PR (1890-1940). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.
ESTEVES, Martha de Abreu. Meninas perdidas – os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FAUSTO, Boris. Crime e cotidiano: A criminalidade em São Paulo (1880-1924). São Paulo: Editora brasiliense, 1984.
FERREIRA, Maurício dos Santos e TRAVERSINI, Clarice Salete. A análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 207-226, jan./mar. 2013.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
_________________. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
_________________. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
_________________. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002.
GAVRON, Eva Lúcia. Seduções e defloramentos: o controle normativo das práticas sexuais em Florianópolis 1930/1940. Dissertação (mestrado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
KARSPRZAK, Celso. Pelos caminhos do Triunfo. Palmas: Kaygangue Ltda, 2019.
LOPES, Fábio Henrique. A experiência do suicídio: discursos médicos no Brasil, 1830-1900. Campinas, 2003. Tese (doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2003.
_________________. Medicina, educação e gênero: as diferenciações sexuais do suicídio nos discursos médicos do século XIX. Educar. Curitiba, n. 29, p. 241-257, 2007.
MARCH, Kety Carla de. Jogos de luzes e sombras: processos criminais e subjetividades masculinas no Paraná dos anos 1950. Curitiba, 2015. 306 f. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal do Paraná, 2015.
PASSOS, Aruanã Antônio de. “Histórias de sangue e dor” Crimes passionais no Sudoeste do Paraná (1909-1939). Curitiba, 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Paraná, 2009.
PIERANGELI, José Henrique. Códigos penais do Brasil: evolução histórica. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.
POCHAPSKI, Gabriel José. Entre Corpos e Espaços: Uma história da criminalidade nas matas de Araucária (Mallet-PR, 1931-1950). Natal, 2018. 442 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.
RAGO, Luzia Margareth. Os prazeres da noite: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo (1890-1930). São Paulo, 1990. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, 1990.
SZESZ, Christiane Marques. A invenção do Paraná: O discurso regional e a definição das fronteiras cartográficas. Curitiba, 1997. 197 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Paraná, 1997.
TILIO, Rafael de. Casamento e sexualidade em Processos Judiciais e Inquéritos Policiais na Comarca de Ribeirão Preto (1871 a 1942): concepções, práticas e valores. Dissertação (mestrado em psicologia) – Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2005.
WADI, Yonissa Marmitt. A história de Pierina e as interpretações sobre processos de sofrimento, perturbação e loucura (RS/Brasil, século XX). In: Horizontes. Bragança Paulista, v. 21, p. 83-103. 2003.
WOUK, Miguel. Estudo etnográfico – linguístico da comunidade ucraína de Dorizon. Curitiba: SECE, 1981.
ZENHA, Celeste. As práticas da Justiça no cotidiano da pobreza. In: Revista brasileira de História. V. 5, 10. março/agosto. 1985.
Fontes:
CEDOC/I. CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Irati-PR. Fundo judiciário da Vara Criminal de São João do Triunfo. Inquérito policial 164.8. Fundo PB009.
SÃO JOÃO DO TRIUNFO. Atas da Câmara Municipal, 1890-1940.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de História Regional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.