Educação em tempos de desenvolvimentismo:
o discurso em torno da formação para o trabalho nos Ginásios de Pernambuco (1969-1971)
Resumen
Este trabalho objetiva analisar as narrativas em torno dos Ginásios Orientados para o Trabalho em Pernambuco, entre 1969 e 1971. A partir do estudo de publicações do Diário Oficial, bem como do periódico Diário de Pernambuco, procuramos problematizar os discursos da classe política local. Os resultados apontam que os agentes locais não aderiram totalmente ao projeto nacional, mas alternaram entre momentos de aderências e distanciamentos no que se refere às estratégias de legitimação da formação para o trabalho nesses Ginásios.
Citas
CUNHA, Luiz Antônio. Roda-viva. In: CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O golpe na educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989. p. 35-90.
FICO, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 05 ‐ 74, jan./abr. 2017.
FONSECA, Marília. Políticas públicas para a qualidade da Educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 153-177, maio/ago. 2009.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FREIRE, Elaine Oliveira de Lima. Uma História Social do Movimento de Resistência a Ditadura Militar de Casa Amarela. In: Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História: história, guerra e Paz, Londrina: ANPUH, 2005. p. 1-8.
LIMA, João Policarpo Rodrigues; PADILHA, Maria Fernanda Gatto; SICSÚ, Abraham Benzaquem. Economia de Pernambuco: transformações recentes e perspectivas no contexto regional globalizado. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 38, n. 4, p. 525-541, out/dez. 2007.
LIMA JÚNIOR, José Ferreira de. Protestantismo e golpe militar de 1964 em Pernambuco: Uma análise da Cruzada de Ação Básica Cristã. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Programa de Mestrado em Ciência da Religião, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução: Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATHIAS, Suzeley Kalil. A militarização da Burocracia: a participação militar na administração federal das comunicações e da Educação 1963-1990. São Paul: UNESP, 2004.
NORONHA, Olinda Maria. A luta pela ampliação das oportunidades escolares (1950-1990). In: NORONHA, Olinda Maria; RIBEIRO, Maria Luisa; XAVIER, Maria Elizabete. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.
NUNES, Zilda Clarice Rosa Martins. A modernização do ginásio secundário e a manutenção da ordem. Dissertação (Mestrado em Educação). Departamento de Filosofia da Educação, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1979.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
Fontes
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC)/ Equipe de Planejamento do Ensino Médio (EPEM). Subsídios para o estudo do Ginásio Polivalente. Rio de Janeiro: Diretoria do ensino secundário, 1969.
Diário de Pernambuco. Recife, 01 jan. 1969, p. 28.
Diário de Pernambuco. Recife, 03 jan. 1969, p. 11.
Diário de Pernambuco. Recife, 26 jan. 1969, p. 73.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 1970. Série Nacional. Rio de Janeiro: IBGE, 1973.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 1970. Série Regional (Pernambuco). Rio de Janeiro: IBGE, 1972.
PERNAMBUCO. Decreto-Lei n° 35, de 20 de junho de 1969. Inclui na programação orçamentária da Secretaria de Educação e Cultura projeto que especifica. Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Recife, PE, 20 jun 1969.
PERNAMBUCO. Diário Oficial [do] Estado de Pernambuco, Recife, 20 fev. 1969, p. 36.
PERNAMBUCO. Diário Oficial [do] Estado de Pernambuco, Recife, 4 ago. 1970, p.22.
PERNAMBUCO. Diário Oficial [do] Estado de Pernambuco, Recife, 24 ago. 1969, p.24.
PERNAMBUCO. Diário Oficial [do] Estado de Pernambuco, Recife, 30 ago. 1969, p.1.
PERNAMBUCO. Diário Oficial [do] Estado de Pernambuco, Recife, 31 jan. 1971, p.1.
PERNAMBUCO. Governador do estado (1967-1971 - Nilo de Souza Coelho). Discurso de Posse. Recife, 31 jan. 1967. In: PERNAMBUCO. Diário Oficial [do] Estado de Pernambuco. Recife, 01 fev de 1967.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de História Regional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.