Narrativas e memórias sobre o processo de musealização da imigração da Colônia Holandesa de Arapoti (2005-2021)
Resumen
O Museu do Imigrante Holandês de Arapoti passou por um processo de musealização pelas mãos de mulheres e homens nos últimos 16 anos. Conta com um acervo de fotos, recortes de jornais e objetos que remetem ao tempo da chegada dos imigrantes no ano de 1960, envolvendo desde as dificuldades da viagem até aos desafios sentidos nas décadas de 1970 e de 1980. Busco analisar como o Museu com seu próprio espaço e tempo gera sentidos múltiplos históricos, para além daquilo que expõe e relaciona-se com a comunidade atual, mantendo uma organização além daquela que remete aos primeiros tempos. A partir dessas considerações busquei por meio de narrativas orais de membros da diretoria compreender como percebem a musealização e os sentidos representados nesse processo. Tanto as cinco narrativas orais analisadas, quanto o acervo de fotos em fase de digitalização pelo museu têm suas próprias linguagens e são articulados no contexto da análise histórica. Esta permite entender o espaço do Museu como um local de história local e de história pública, pois envolve a comunidade holandesa como parte da história da região de Arapoti e vive um processo de compartilhamento dessa construção da memória.
Citas
BORG, Jan. [Setembro de 2018]. Entrevista concedida a Lorena Zomer. Arapoti. Paraná.
BOSCH, Janet. [Março de 2021]. Entrevista concedida a Lorena Zomer. Arapoti. Paraná.
BRONKHORST, Kolsje. [setembro de 2018]. Entrevista concedida a Lorena Zomer. Arapoti. Paraná.
BRONKHORST, Kolsje. [Agosto de 2021]. Entrevista concedida a Lorena Zomer. Arapoti. Paraná.
KOK, Frederik. [Outubro de 2018]. Entrevista concedida a Lorena Zomer. Arapoti. Paraná.
Referências
BARBOSA, Ivone Cordeiro. A experiência Humana e o Ato de Narrar: Ricoeur e o lugar da interpretação. In Rev. Bras. De Hist. São Paulo, v. 17, n. 33, 1997, pp. 293-305.
BARROS, Joana S.; CÔRTE, Andrea T.; HADLER, Maria Silvia D.; KOBELINSKI, Michel; LIMA, Lívia M. Garcia; ROVAI, Marta G. de Oliveira. Como fazer a história local se tornar pública, e para quem? IN: ALMEIDA, Juniele R, e RODRIGUES, Rogério R (org.) História Pública em Movimento. São Paulo: Letra e Voz, 2021.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora USP, 2011, p.169.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor e TEIXEIRA, Ana Paula Tavares (orgs.) História Pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e Voz, 2019.
CHAGAS, Mário. Memória política e política da memória. ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs.) Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
DUMAS, Fernando e MAUAD, Ana Maria. Fontes orais e visuais na pesquisa histórica: novos métodos e possibilidade narrativas. IN. ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
FRISCH, Michael. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=pIcWOr22_TgC&pg=PR20&lpg=PR20&dq=concept+shared+authority&source=bl&ots=omsanpABjV&sig=v52PUMnyLF1qXXk2GFQe93PrTMc&hl=ptBR&sa=X&ved=0ahUKEwinnJe_rajXAhULHpAKHXsyDQgQ6AEIazAI#v=onepage&q=concept%20shared%20auth&f=false Acesso em 30/08/2021.
GUARNIERI, Waldisa R. Camargo. Sistema da Museologia. In: BRUNO, Maria Cristina. IPHAN. Caderno de diretrizes museológicas. Brasília: Ministério da Cultura, 2006.
KNAUSS, Paulo. Museus para se pensar o presente em perspectiva histórica. In.:
LAVERDI, Robson 2021. 15ª Primavera dos Museus do MCG Abertura, 20 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8CtuH5Hfr2M
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, 5 (10). Rio de Janeiro, 1992, p.p.200-212.
PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos – narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. In Tempo. Rio de Janeiro, vol. 1, n. 2, 1996.
SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras muitos significados: Alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
SEPÚLVEDA, Luciana. Parceria museu e escola como experiência social e espaço de afirmação do sujeito. In: GOUVÊA, Guaraciara; MARANDINO, Marta; LEAL, Maria Cristina. Educação e museu: A construção social do caráter educativo dos Museus de Ciência. Rio de Janeiro: Access-editora, 2003.
TILLEY, Chris. Do corpo ao lugar à paisagem: uma perspectiva fenomenológica. In.: Vestígios (Revista latino-americana de Arqueologia Histórica): Belo Horizonte, 2014, Volume 8. Número 1.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de História Regional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.