RESISTÊNCIA CULTURAL E RECONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: UM OLHAR SOBRE A CULTURA MATERIAL DE ESCRAVOS DO SÉCULO XIX
Palabras clave:
etnicidade, diversidade cultural, cachimbos cerâmicos, ethnicity, cultural diversity, ceramic pipesResumen
Este trabalho busca o tão explorado universo dos africanos escravizados que serviram de mão-de-obra no império, e, mais especificamente, no Rio de Janeiro do século XIX. Que houve resistência a escravidão não resta a menor dúvida, e isso a história vem mostrando nos mais variados aspectos da vida do escravo através de fontes escritas e orais. A nossa proposta é tentar identificar arqueologicamente estratégias dessa resistência, levantando a importância do estudo de símbolos criados e dinamizados pelo contingente escravo. Considerando que este contingente era formado por uma grande variedade de grupos étnicos distintos que foram aqui misturados, procuramos perceber como se deu a manutenção de traços étnicos e uma conseqüente reelaboração do sentimento de identidade. Para isto, os vestígios arqueológicos relacionados diretamente aos escravos podem vir a dar uma nova contribuição. Neste caso, nossa análise se concen-trou em cachimbos cerâmicos decorados encontrados em sítios arqueológicos históricos referentes ao período.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.