HETEROGENEIDADE E CONFLITO NA INTERPRETAÇÃO DO QUILOMBO DOS PALMARES
Palabras clave:
Conflito, Cultura Material, Quilombo, Palmares, Arqueologia Conflito, Arqueologia Histórica, Conflict, Material Culture, Maroon, Historical ArchaeologyResumen
Em anos recentes, arqueólogos do período histórico têm demonstrado crescente interesse em explorar como usar a cultura material para estudar o conflito e como a interpretação dos sítios é afetada pelas percepções modernas. Fundando-se em uma epistemologia dialética, a experiência dos povos do passado é considerada como parte de confrontações contínuas entre os atores sociais. Os arqueólogos tendem a considerar as culturas como entidades claramente delimitadas. O caráter holístico, monolítico das culturas tem sido posto em questão por muitos estudos empíricos e teóricos. No nordeste do Brasil, um grande quilombo, Palmares, desenvolveu-se no século XVII e tem sido interpretado de duas maneiras. Alguns preferem enfatizar a natureza africana do estado, enquanto outros se debruçam sobre a diversidade no interior da comunidade. A pesquisa arqueológica em Palmares produziu evidência de uma sociedade heterogênea, um modelo intepretativo que não segue os esquemas e preconceitos epistemológicos dominantes.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.