RELIGION AND SCIENTIFICISM IN BRAZIL; TOWARDS A REGIONAL GEOGRAPHY OF KNOWLEDGE - A GEOGRAPHICAL ESSAY
Palabras clave:
Geografia cultural, cientificismo, religião, espaço religioso, Cultural geography, scientificism, religio, religious space, BrazilResumen
A Geografia do Saber trata das relações entre as transformações do ambiente concreto e as suas interpretações ideológicas, diferenciando o espaço conforme atitudes filosóficas e religiosas. O exemplo do Brasil ilustra a disputa conflituosa entre a ideologia modernizadora, principalmente ligada às elites políticas e intelectuais, e as interpretações religiosas, enquanto expressões culturais prevalecentes entre a maior parte da população brasileira. O modernismo, como ideologia, surgiu a partir de elementos escolásticos da Igreja medieval, do empreendimento jesuítico, das transformações do Marquês de Pombal na época absolutista e da idéia romântica e naturalista de "Nação" durante o Império. Tomou a sua expressão mais recente no avanço tecnológico e educacional desde a Velha Republica e do Estado Novo até hoje. Existe no Brasil, entretanto, no decorrer de toda sua história, um campo de saber paralelo que é extremamente diferenciado: as interpretações religiosas do espaço como, por exemplo, a idéia hierárquica da Igreja Católica, o espaço sincrético da cultura cabocla, a focalização no mundo vivido do indivíduo nas igrejas protestantes, a estrutura rizomática das religiões afro-brasileiras e o espaço fluido das religiões indígenas. Todos estes se relacionam com a ideologia oficial da modernização e com as suas expressões modernizadoras de uma forma dialógica ou conflituosa.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.