VÁRIOS ESPAÇOS, UMA SOCIABILIDADE: O PRIMEIRO CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS DO PARANÁ

Autores/as

  • Renata Sopelsa Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Espaço, sociabilidade, tradicionalismo gaúcho.

Resumen

O presente artigo visa refletir sobre a sociabilidade apresentada pelos membros do Centro de Tradições Gaúchas Vila Velha, primeiro representante do tradicionalismo gaúcho a ser criado fora do estado de origem desse movimento. Busca-se, portanto, analisar as relações sociais estabelecidas entre os integrantes deste CTG, instituição que simbolizava a sua adesão a uma identidade gauchesca e a códigos e comportamentos conservadores, haja vista que em seu interior manifestava-se um ambiente profundamente disciplinador em que o "clima familiar" e os "bons costumes" deveriam ser mantidos.

Biografía del autor/a

Renata Sopelsa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Especialista em História e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestre pela Universidade Federal do Paraná sob orientação da Prof. Dr. Etelvina Maria de Castro Trindade.

Publicado

2007-09-28

Cómo citar

SOPELSA, R. VÁRIOS ESPAÇOS, UMA SOCIABILIDADE: O PRIMEIRO CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS DO PARANÁ. Revista de História Regional, [S. l.], v. 8, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2172. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos