A ÁRVORE E A FLORESTA: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU ACERCA DA HISTÓRIA REGIONAL

Autores/as

  • Márcio Alex Cordeiro Biavaschi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

imprensa, coronelismo, Pierre Bourdieu.

Resumen

Este artigo aborda uma perspectiva de análise da história regional a partir da utilização dos referenciais teóricos formulados por Pierre Bourdieu, especialmente atendo-se aos conceitos de campo e poder simbólico. Para tal intuito, contextualiza o espaço ocupado pelo município de Santa Maria da Boca do Monte, localizado no centro geográfico do Rio Grande do Sul, no período delimitado da Primeira República, ao analisar a ocorrência de práticas articulares de coronelismo.

Biografía del autor/a

Márcio Alex Cordeiro Biavaschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Márcio Alex Cordeiro Biavaschi possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) . Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: Autoritarismo, Borgismo, História Regional, política, República Velha e Santa Maria.

Publicado

2007-09-28

Cómo citar

BIAVASCHI, M. A. C. A ÁRVORE E A FLORESTA: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU ACERCA DA HISTÓRIA REGIONAL. Revista de História Regional, [S. l.], v. 8, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2180. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos