PADRE ANTÔNIO VIEIRA E A ECONOMIA PORTUGUESA NA ÉPOCA DA RESTAURAÇÃO
Palabras clave:
Mercantilismo, Restauração Portuguesa, Mercantilism, Portuguese RestorationResumen
O século XVII foi um período de intensos conflitos entre Portugal e Espanha, devido ao fim da União Ibérica, no ano de 1640. Neste contexto, destacamos a figura do Padre Antônio Vieira, que devido à sua proximidade com o Rei D. João IV, apresentou uma série de projetos econômicos a serem implantados na América. Dentre os que tiveram sucesso, citamos a Implantação da Companhia de Comércio Ocidental, que iniciou suas atividades no ano de 1647. Um tema preponderante no discurso de Vieira era a necessidade do uso do dinheiro judeu para a realização de seus projetos, sendo este o único meio de Portugal vencer a guerra contra a Espanha e equilibrar suas contas. Outro fator importante e gerador de conflitos foi a defesa de Vieira para que todos, inclusive os nobres, pagassem tributos junto à Coroa. A partir de tais conflitos, pretendo demonstrar como o Padre Antônio Vieira entendia a Economia Portuguesa na Época da Restauração, dando destaque às ações que tiveram, ou poderia ter, ressonância na América Portuguesa, entendendo-o como representante de um pensamento mercantil que estava em conflito com outros modelos econômicos quer estavam sendo propostos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.