Imagens e sons de histórias do tempo presente e do imediato: identidades e concepções de sujeito, memórias e subjetividades em (des)construção no cotidiano da História
Palabras clave:
history in present time, immediate history, identity, subjectivity, história do tempo presente, história imediata, memória, identidade, subjetividadeResumen
O objetivo deste artigo é, no contexto atual de alteração ou perda de sentido de teorias e conceitos nas Ciências Humanas, afirmar a possibilidade concreta dos historiadores produzirem conhecimento sobre acontecimentos recentes ou que ainda estejam transcorrendo. Buscamos refletir sobre as possibilidades dos historiadores produzirem registros históricos críticos sendo sujeitos dos acontecimentos em pauta, mesmo que tomem parte diretamente nesses processos. Isto tornou-se viável a partir de novas perspectivas teóricas que colocaram o fazer histórico em outro patamar no século XX, com produção de novos conceitos e significados que o favoreceram. O trabalho de historiadores de gerações mais novas e, especialmente, as idéias e trabalhos de Michel Foucault sobre o papel do intelectual como diagnosticador do presente possibilitou a construção do conceito de história do tempo presente. Essa concepção modificou o papel tradicional do historiador porque a prática da história do tempo presente requer abraçar a idéia de uma história inacabada, em constante movimento, que (des)constrói os acontecimentos que se desenrolam diante de nós, numa renovação infinita. A partir dessa perspectiva da história do tempo presente, emergiu a concepção de história imediata, elaborada para designar as obras escritas na esteira do acontecimento por seus atores, que começaram a proliferar a partir da segunda metade do século XX, tendo crescimento editorial e sendo vulgarizada na década de 1960. Os historiadores vêem-se frente a um contexto em que a situação nacional e internacional passou a demandar cada vez mais esclarecimentos, passando a haver então uma simetria entre produção histórica e demanda social.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.