A bacia hidrográfica como unidade de análise em história ambiental
Palabras clave:
métodos de recorte espacial, história ambiental, exploração madeireira, Rio de Janeiro colonial tardio, spatial outline methods, environmental history, timber exploitation, late-colonial Rio de JaneiroResumen
O artigo defende a utilização de bacias hidrográficas como unidades de análise em estudos de história ambiental/ecológica. Utilizando como parâmetro empírico a exploração madeireira da época colonial, busca-se legitimar sua validade como entidade geográfica integradora de um processo da natureza a drenagem das águas superficiais e um modo de extração sócio-historicamente determinado. Surge, então, o conceito de bacias madeireiras. Mostra-se que a maior delas, na capitania fluminense do colonial tardio tanto em extensão territorial como em volume de produção foi a do Macacu, rio que drena toda a porção nordeste do Recôncavo da Guanabara.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.