Impressões de um dirigente: Relatos e relatórios da Colônia Militar de Foz do Iguaçu nos anos de 1897-1898
Palabras clave:
Military Colony of Foz do Iguacu, annual report, Colônia Militar de Foz do Iguaçu, RelatórioResumen
O presente artigo é construído pela transcrição de dois documentos relativos à instalação da Colônia Militar de Foz do Iguaçu na região da tríplice fronteira Brasil Paraguai Argentina. A instalação desse empreendimento militar representa, no conjunto das estratégias políticogovernamentais do Império, um dos marcos de integração das fronteiras paranaenses ao Brasil. A documentação consiste em dois relatórios anuais, redigidos, respectivamente, nos anos 1897 e 1898, por Joaquim de Salles Torres Homem, administrador da referida Colônia, para lá designado no ano de 1897, pelo gabinete do então Ministro de Estado da Guerra na capital do Império. Esse corpus documental é significativo à medida que as informações nele contidas possibilitam um mergulho em um universo de impressões pessoais e de novos saberes sobre essa região de fronteira internacional. Tendo em vista que a produção historiográfica paranaense cristalizou saberes acerca desse empreendimento militar, pelo privilégio de determinadas fontes, nossa intenção é socializar o conteúdo desses dois relatórios anuais, possibilitando novas leituras acerca do empreendimento Colônia Militar de Foz do Iguaçu.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.