O sertão inventado: a percepção dos sertões maranhenses pelo olhar de Francisco de Paula Ribeiro. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i1.209234

Autores/as

  • Raimundo Lima Santos UFMG

Palabras clave:

Paula Ribeiro, percepção, sertão.

Resumen

Resumo Este texto alude à construção de um olhar sobre os sertões maranhenses elaborada pelo militar português Francisco de Paula Ribeiro, no limiar do século XIX. Em trabalhos realizados à Corte portuguesa, na instalação de Fazendas Reais e demarcação limítrofe entre as capitanias do Maranhão e Goiás, Paula Ribeiro viajou em todo o sertão e relatou, por meio de suas memórias escritas, aspectos geográficos, econômicos e culturais da região. Esse conjunto de impressões elaborado no decorrer das duas primeiras décadas do século é intitulado aqui de “percepções criadoras”. São criadoras no momento em que os principais intelectuais que escreveram sobre os sertões na primeira metade do século XX, conservaram parte das impressões ribeirianas, corroborando para  fixar imagens no sentido da valorização geográfica, demonstração de abandono  e desvalorização do componente humano indígena  em prol do vaqueiro.

Biografía del autor/a

Raimundo Lima Santos, UFMG

Doutorando em história na UFMG

Publicado

2011-08-04

Cómo citar

SANTOS, R. L. O sertão inventado: a percepção dos sertões maranhenses pelo olhar de Francisco de Paula Ribeiro. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.16i1.209234. Revista de História Regional, [S. l.], v. 16, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2429. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos