Semiárido brasileiro um histórico de secas e degradação socioambiental. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0006
Resumen
A colonização da costa leste do Continente sul-americano se efetivou na faixa marginal ao Atlântico. A ausência do principal objetivo do colonizador, metal precioso, neste território, fez com que a Coroa consolidasse a ocupação, por meio do extrativismo e do Engenho. Dada a importância do açúcar, a Metrópole cuidou em proteger o espaço ocupado pela cana-de-açúcar contra a concorrência de quaisquer outras atividades produtivas, ensejando o povoamento e a prática de outro modo de produção, por intermédio do Curral. A partir daí, desencadeou-se um processo de exploração dos recursos da zona semiárida, que nos dias atuais, beira a exaustão. A seca, evento cíclico na área, conta com registro a partir de meados do Século XVI e, a cada ocorrência, degrada e dizima. No interior da região, as elites souberam como utilizar as mazelas da seca e como tirar proveito das providências para sua mitigação. Com isso, surgiram nesta área alguns aspectos que se conservam até os dias atuais. Em vista destas questões, este ensaio teve como objetivo analisar algumas das políticas públicas que tiveram como finalidade a viabilidade do Nordeste, enquanto região econômica, em particular o Semiárido nordestino, e elencar alguns fatores e ações decisivos para a construção dos cenários observados até os dias de hoje.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.