Um “Chão Bruto” na história de Paranavaí? reconstruções dramáticas de uma origem local. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0008
Palabras clave:
Narrativa Performática, Paulo Campos, História de Paranavaí, Memória local.Resumen
O presente artigo é dividido em duas partes mui díspares, mesmo que complementares. A primeira é constituída por uma densa e extensa descrição e análise, sob curso diacrônico, da obra “Chão Bruto” de Paulo Campos e do conjunto de experiências sócio-históricas que envolvem as performances de quem produziu o texto, de quem o leu e dos sujeitos/personagens que surgem no desenrolar narrativo. Nota-se que os contextos históricos de enredo intratextual (um suposto processo de colonização da região de Paranavaí-PR) e do vivido pelo autor (os anos de ditadura civil-militar brasileira) misturam-se numa proposta de retomada de uma história das origens locais em que, numa versão bastante pessoal, os oprimidos fizeram justiça perante os desmandos autoritários de certo coronel. No segundo momento, de um modo analítico-sincrônico, descobrem-se as implicações da narrativa de Chão Bruto para o senso comum sobre as origens de Paranavaí. Assim, percebe-se a relevância de um texto literário para que um povo construa a sua própria história. Ao fim, chega-se à conclusão de que literatura e história misturam-se em Paranavaí, e que isso proporciona uma relativa conscientização, no constructo de uma memória coletiva, a respeito da violência com que foi conduzido o processo de colonização local.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.