A comunidade alemã em Curitiba e a conjuntura da Primeira Grande Guerra
Palabras clave:
Primeira Guerra Mundial, conflitos étnicos, perigo alemãoResumen
Fundamentado principalmente na imprensa periódica, o artigo pretende problematizar o ambiente de relativa tensão gerado pelas ambiguidades da presença imigrante germânica no Brasil e no Cone Sul do continente. Da mesma forma, pela repercussão na opinião pública brasileira do embate dos interesses americanos, ingleses, franceses e alemães – face, em grande parte, ao “perigo alemão”, provavelmente uma construção francesa, mas amplamente respaldada por parte das elites, como Silvio Romero. Não só devido à presença teuto-brasileira, também em Curitiba essas questões eram discutidas: em consequência à escala mundial do imperialismo, não havia lugar no mundo onde não se fazia sentir fortemente a rivalidade entre as potências da época. As informações analisadas permitem observar que a opinião pública brasileira, manifestada em alguns jornais pesquisados, parecia estar dividida. Apesar das notícias geralmente elogiosas à “colônia germânica” veiculadas por jornais curitibanos, e o que pareceria uma clara tomada de posição do Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, não sabemos o quanto a distância das colônias teriam influenciado opiniões mais ou menos favoráveis à imigração alemã e à concentração relativa das colônias no Sul brasileiro. De todo modo, a eclosão da Primeira Guerra Mundial e as pressões para a entrada do Brasil no conflito gerou quase uma unanimidade nacional contra a Alemanha. De todo modo, para resumir a conjuntura, vivenciava-se um embate entre uma imprensa teuto-brasileira, de diversos matizes, e uma imprensa “nacional”, o que gerava conflitos de opiniões no qual se debatia a opinião pública curitibana.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.