Redigir a intimidade: escrita mediada e relações sociais na América portuguesa
Palabras clave:
escrita, oralidade, sociedade colonial, testamentos, Antigo Regime.Resumen
Este artigo é um recorte de pesquisa mais abrangente, desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais, por meio da qual investigamos os usos sociais da escrita feitos por Mulheres, na Capitania de Minas Gerais, no período de 1780-1822. O corpus documental selecionado apresenta como principais fontes 557 testamentos post mortem pertencentes ao acervo do Arquivo do Museu do Ouro/Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)/Casa Borba Gato, em Sabará/MG, referentes ao território da então Comarca do Rio das Velhas. Foram levantados todos os documentos de mulheres registrados no referido intervalo de tempo. Partimos do pressuposto de que esses sujeitos, nas sociedades do Antigo Regime, mesmo impossibilitados do acesso ao aprendizado das primeiras letras, usaram a escrita, via oralidade, redigindo por outras mãos. Para efeito de nossa análise, pautamo-nos em autores referenciais no estudo de nossa sociedade colonial, além de estabelecermos diálogo com a linguística.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.