Por meu filho e por Minas – os crimes dos escravos em Castro – PR, segunda metade do XIX
Palabras clave:
processos-crime, cotidiano, tensões, Castro, ParanáResumen
Analisar as tensões através de documentação do judiciário envolvendo senhores, escravos, livres e libertos na segunda metade do século XIX, na cidade de Castro – Província do Paraná, é o que se persegue aqui. Mas, apesar de nos debruçarmos sobre a legislação da época, o funcionamento da justiça e de seus agentes, nossa preocupação maior é problematizar as relações cotidianas que os processos-crime analisados permitem entrever. Os crimes praticados por escravos - ou contra eles - e que se tornaram públicos pelas denúncias e processos que se estabeleceram para seu esclarecimento, revelam uma rede bastante ampla de relações que se faziam presente na sociedade escravista. Ao buscar os detalhes do ocorrido, os responsáveis por registrar o incidente iam além, permitindo que as horas, os lugares, os contatos travados, as conversas realizadas “a boca pequena” ou assuntos “de voz pública” fossem anotados e acabaram por permitir que visualizássemos, mesmo que por uma estreita fresta, o cotidiano de outros tempos. Por outro lado, os crimes, ou mais precisamente seu registro, revelam a um só tempo a tensão sempre presente na sociedade escravista, mas, por outro, demonstram a capacidade dos indivíduos em perceber o seu contexto e tentar agir sobre ele. Na maioria dos casos as soluções encontradas pelos escravos passaram por uma resignação devidamente calculada, uma obediência estratégica, ou ações mais propositivas e, muitas vezes, violentas. Dialogando com a historiografia brasileira sobre a temática, problematizaremos a relação cotidiano, noções de justo e de justiça numa localidade marcada pelo intenso trânsito de homens no seu ir e vir tropeiro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.