Por uma identidade cultural para Goiás: uma análise da revista Goianidade (1992)

Autores

  • Rildo Bento de Souza Doutor em História. Professor Adjunto do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás.

Palavras-chave:

Identidade cultural, Goianidade, Goiás, Goiânia.

Resumo

A revista Goianidade foi editada em 1992 pela Associação Goiana de Imprensa, em única edição, e teve o objetivo de construir uma identidade cultural para Goiás, fomentando a ideia de pertencimento entre o cidadão e o seu lugar onde vive. O período em que a revista veio a público é muito interessante, uma vez que surgiu menos de cinco após dois grandes eventos que abalaram o sentido de pertencimento dos goianos: o acidente radioativo com o Césio-137, que ocorreu em 1987, em Goiânia, e a criação do Estado do Tocantins, a partir da divisão do território em 1988, com o advento da nova Constituição da República. O objetivo desse artigo é analisar o roteiro traçado pela revista para a criação de uma identidade cultural para Goiás a partir dos pressupostos de Stuart Hall. Outrossim, debateremos o contexto em que a revista foi criada e como que o texto sugere que a jovem capital, Goiânia, construída na década de 1930, reivindicou o protagonismo na formação e construção da identidade goiana. Ademais, discutiremos as lacunas deixadas pela revista ao recontar este passado, onde julgamos residir os estigmas da história de Goiás, quais sejam, a decadência, o isolamento, e o atraso

Biografia do Autor

Rildo Bento de Souza, Doutor em História. Professor Adjunto do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás.

Graduado, mestre e doutor em História. Professor Adjunto do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

SOUZA, R. B. de. Por uma identidade cultural para Goiás: uma análise da revista Goianidade (1992). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/10142. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos