REVISÃO CRÍTICA DA TESE DO "SUICÍDIO REVOLUCIONÁRIO"

Autores

  • Durbens Martins Nascimento Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Guerrilha do Araguaia, suicídio revolucionário, luta armada, revolução socialista, esquerda.

Resumo

O artigo faz um balanço da literatura sobre a guerra de guerrilhas, empreendida no Brasil nos anos 60 e 70, tendo como pano de fundo a Guerrilha do Araguaia. Sem pretender u m a revisão exaustiva da literatura, visa analisar o significado do diagnóstico produzido nos anos 80 e 90, caracterizado pelo que chamamos de suicídio revolucionário e da busca pelas causas da derrota do projeto revolucionário da esquerda, que teria sido a aventura da luta armada no Brasil. Dialogando com os autores, chegou-se a conclusão de que a autocrítica que seguiu essa direção, estava subordinada a uma nova plataforma político-estratégica para a sociedade brasileira encabeçada pelo PT. Os principais autores dareflexão autocrítica eram ligados direta ou indiretamente a e s s a organização partidária. Fato que encaminhou a avaliação do movimento para deduções fortemente influenciadas pelos dilemas da consolidação da Transição Democrática e da afirmação de um novo projeto social democrata para o país e que hoje está no poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Durbens Martins Nascimento, Universidade Federal do Pará

Durbens Martins Nascimento. Cientista Político, Prof. do Depto. de Ciência Política da UFPA e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido/PDTU/NAEA/UFPA.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

NASCIMENTO, D. M. REVISÃO CRÍTICA DA TESE DO "SUICÍDIO REVOLUCIONÁRIO". Revista de História Regional, [S. l.], v. 9, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2195. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos