POBREZA E PROSTITUIÇÃO NA BELLE ÉPOQUE MANAUARA 1890 1917.
Palavras-chave:
pobreza, prostituição, contradição social.Resumo
Na historiografia mais tradicional da região, ainda se encontram relatos sobre as famosas cocotes, polacas e francesinhas que encantavam e arruinavam os barões da borracha em noites de extasiante prazer. Segundo os escritos que se perpetuaram mediante a história, eram mulheres muito belas, brancas, de fino trato, em conformidade com a vanguarda da moda e instaladas em bordeis luxuosíssimos. T a i s descrições fazem parte da memória dos citadinos manauaras quando o tema é a prostituição no período da Belle Époque. O objetivo desse artigo não é negar a existência de personagens históricos como os descritos acima, mas impedir que se entenda a parte pelo todo. Havia outras prostitutas na Manaus da Borracha, outros ambientes - vistos como sórdidos - freqüentados pelo meretrício e outros clientes fora da órbita dos barões da borracha. Mulheres que denunciaram em suas histórias a miséria de uma prostituição que foi esquecida ou abafada pelo glamour de uma época de fausto.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.