Cem Anos de Caruaru: Música, Memória e Representações Culturais
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.30.25.25341Palavras-chave:
Centenário de Caruaru, cidade, representações, músicaResumo
Este artigo explora a celebração do centenário de Caruaru, ocorrido em 1957, e o impacto dessa comemoração na construção da identidade cultural da cidade. Ao longo do texto, discutimos o papel das instituições locais, da imprensa e de intelectuais nacionais, como Jorge Amado, nas festividades. Também abordamos a importância das músicas produzidas em homenagem à cidade, com destaque para as composições de Luiz Gonzaga e Onildo Almeida, que consolidaram a imagem de Caruaru como um centro cultural do Nordeste. As representações culturais e a integração entre o evento e a Feira de Caruaru reforçam o papel da música e da cultura popular na criação de uma memória coletiva da cidade. A metodologia baseou-se em uma pesquisa documental e teve como pressupostos teóricos autores da História Cultural. Esperamos contribuir com os debates sobre a história regional, particularmente da cidade de Caruaru, em meados do século XX.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Onildo; Barbalho, Nelson. Capital do Agreste. [Gravação]. Luiz Gonzaga. Rio de Janeiro: RCA VICTOR, 1957. Disco sonoro.
ALMEIDA, Onildo. A Feira de Caruaru. [Gravação]. Luiz Gonzaga. Rio de Janeiro: RCA VICTOR, 1957. Disco sonoro.
ALMEIDA, Onildo. in BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dossiê IPHAN 9 – Feira de Caruaru. Brasília, DF, 2009, p. 12.
APOLONIO Salles visita Cordeiro. Jornal Diário da Noite, Rio de Janeiro, n. B06693, 20 maio 1957.
BARBALHO, Nelson. Caruaru:centenário da cidade. Recife: CEPE, 2020.
BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dossiê IPHAN 9 – Feira de Caruaru. Brasília, DF, 2009.
CARUARU vai comemorar seu primeiro centenário: Ouvindo o sr. Sizenando Guilherme de Azevedo, prefeito da mais importante cidade do interior pernambucano [..]. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 19603, 19 fev. 1957.
CEM anos de vida. Vanguarda, Caruaru-PE, ano XXVI, n. 1256, 18 mai. 1957.
CENTENÁRIO Caruaru. Jornal de Letras, Rio de Janeiro, ano IX, n. 93, abril, 1957.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990, p.16.
CHARTIER, Roger. As representações culturais: formas de construção do mundo social. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 1991, p. 25.
DISCOTECA: Roteiro informativo. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 19676, 19 maio 1957.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA. Caruaru: histórias e fotos. Brasília, DF: IBGE, 2013. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/caruaru/historico. Acesso em: 25/07/2025.
MACAMBIRA, Germana. Onildo Almeida, parceiro de Luiz Gonzaga, é tema de webinário no Museu do Barro e no Cais do Sertão. Folha de Pernambuco, Recife, 14 dez. 2021. Disponível em: https://www.folhape.com.br/cultura/onildo-almeida-parceiro-de-luiz-gonzaga-e-tema-de-webinario-no-museu/209239/. Acesso em: 27 jul. 2024.
MIRANDA, Antonio. Festas do centenário. Diário de Pernambuco, Recife, 28 maio 1957.
MIRANDA, Antonio. O CENTENÁRIO ESTÁ PRÓXIMO E A PREFEITURA NÃO TEM PRÉDIO. Diário de Pernambuco, Recife, n. 00179, 3 abr. 1956.
RODRIGUES, Larissa; CASTRO, Tarsila. Berço de Caruaru, feira é impulso para o futuro. Folha de Pernambuco, Recife, 23 mar. 2024. Disponível em: https://www.folhape.com.br/politica/berco-de-caruaru-feira-e-impulso-para-o-futuro/325064/. Acesso em: 27 jul. 2024.
SANTOS, José Veridiano dos. Falas da cidade: um estudo sobre as estratégias discursivas que constituíram historicamente a cidade de Caruaru-PE (1950-1970).132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. p. 45.
SOARES, Samuel. Centenário de Caruaru. Diário de Pernambuco, Recife, n. 00077, 5 ago. 1956.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Julião da Silva, Hellen Danielly Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
