Transportes, modernização e formação regional - Subsídios a história da era ferroviária em Minas Gerais, 1870-1940. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0007
Palavras-chave:
Transportes, modernização, era ferroviária, Minas Gerais, 1870-1940Resumo
O estudo aborda o processo de modernização ferroviária de Minas Gerais. Adota-se enquadramento teórico que combina variáveis externas, em especial a expansão do capital na periferia, com internas, sobretudo a hegemonia de modelo econômico primário-exportador em realidade nacional, marcada por pronunciada diversidade regional. Constatou-se que a inadequação do padrão de modernização ferroviária dominante no país em relação à estrutura da economia mineira não impediu que, contraditoriamente, a expansão dos trilhos alcançasse a maior extensão do Brasil no território de Minas Gerais. Fatores políticos e financeiros presidiram a febre ferroviária mineira, conquanto contemporâneos tenham sublinhado o caráter irracional, oneroso e disfuncional que se imprimiu ao sistema de concessão, subsídios públicos e manutenção pelo Estado da rede regional. No plano ideológico, mobilizou-se associação supostamente legitimadora entre ferrovias e modernidade. Substantivamente, contemplam-se elementos da história das companhias de estradas de ferro com atuação em Minas Gerais, bem como se propõe periodização para a era ferroviária mineira, acompanhada da sistematização em bases cartográficas do processo de expansão da malha.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.