Escrita e municipalismo na transição do Brasil colônia e na ideação do Brasil independente
Palavras-chave:
Município, Brasil colônia, escrituração municipal, escrita-processo sociopolítico, ideação do Brasil independenteResumo
A história das câmaras municipais inclui funções de representação, integração, preservação da identidade, fomento do local. Os concelhos eram instâncias judiciais, governativas, econômicas; ao desenvolverem-se, os concelhos tornaram-se também sociais, culturais, pedagógicos. A estrutura concelhia foi primordial na política, na administração e na escrituração da sociedade colonial. Serviu os interesses da coroa e serviu o interesse das elites locais. Na transição do Brasil colônia, os municípios representaram e congregaram as forças vivas locais no caminho do progresso, da reforma do Estado e na conquista da soberania. Deram ânimo e sentido às mudanças, construindo um lema para a vontade política – sentimento nacionalista. O Brasil independente reservou aos municípios um excepcional e inovador papel no fomento da escolarização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.