As Trajetórias de Vida­ Formação­Profissão de Ella, Filomena, Maria e Sol

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0005

Abstract

Este artigo traz as reflexões, escrevivências e trajetórias socioespaciais e acadêmicas de Ella, Filomena, Maria e Sol: quatro professoras negras atuantes do ensino de Geografia, de Departamentos de Geografia de universidades públicas brasileiras. Para escutar suas narrativas
foram escolhidas as metodologias história de vida e interseccionalidade, e como instrumentos da pesquisa foram utilizados: questionário, entrevista semiestruturada e memorial autobiográfico acadêmico escrito pelas professoras. Os resultados mostram a importância de
analisar as diferentes trajetórias socioespaciais das professoras, para compreender o que é ser mulher negra em uma universidade publica, dentro do curso de Geografia.

Autor/innen-Biografien

Luyanne Catarina Lourenço Azevedo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Geografia pelo programa Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), na linha de Ensino de Geografia. Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora de Geografia da rede pública municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ). Atua na área de Ensino de Geografia, com ênfase nas relações Étnico-raciais, de Gênero e suas Interseccionalidades. Também tem interesse pelas áreas de formação e produção autoral docente, políticas educacionais e Geografias Emocionais. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (GEPGEEC UERJ/FFP) desde 2019.

Ana Cláudia Ramos Sacramento, UERJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da UERJ-FFP com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ. 

Veröffentlicht

2022-07-02 — aktualisiert am 2022-07-21

Versionen

Ausgabe

Rubrik

Artigos / Articles/ Artículos