As Trajetórias de Vida­ Formação­Profissão de Ella, Filomena, Maria e Sol

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0005

Résumé

Cet article rassemble les réflexions, les écrits et les trajectoires socio-spatiales et académiques d'Ella, Filomena, Maria et Sol : quatre professeurs noirs travaillant dans l'enseignement de la géographie au département de géographie des universités publiques brésiliennes. Pour écouter leurs récits, les méthodologies d'histoire de vie et d'intersectionnalité ont été choisies, et comme instruments de recherche ont été utilisés : questionnaire, entretien semi-directif et mémoire autobiographique académique rédigés par les enseignants. Les résultats montrent l'importance d'analyser les différentes trajectoires socio-spatiales des enseignants, afin de comprendre ce que signifie être une femme noire dans une université publique dans le cadre du cours de géographie.

Bibliographies de l'auteur-e

Luyanne Catarina Lourenço Azevedo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Geografia pelo programa Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), na linha de Ensino de Geografia. Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora de Geografia da rede pública municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ). Atua na área de Ensino de Geografia, com ênfase nas relações Étnico-raciais, de Gênero e suas Interseccionalidades. Também tem interesse pelas áreas de formação e produção autoral docente, políticas educacionais e Geografias Emocionais. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (GEPGEEC UERJ/FFP) desde 2019.

Ana Cláudia Ramos Sacramento, UERJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da UERJ-FFP com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ. 

Téléchargements

Publié-e

2022-07-02 — Mis(e) à jour 2022-07-21

Versions

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles/ Artículos