O POTENCIAL EDUCATIVO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0005

Autores

  • Tatiane Chagas Lemos FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE/UERJ

Palavras-chave:

rádios comunitárias, Educação, singularidade, produção de subjetividade.

Resumo

Este trabalho buscou analisar o potencial educativo/subversivo das rádios comu­nitárias, tendo como base um trabalho feito pela Secretaria de Assistência Social do Município de Duque de Caxias no período de 2007, que foi a implantação do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano na rádio comunitária, Radio Juventude. Através do diálogo com os autores pós-estruturalistas Deleuze, Guattari, Negri, dentre outros, e utilizando-se dos conceitos de Singularidade, Li­nhas de fuga e Império tentou esboçar as possibilidades de enfrentamento exis­tentes na contemporaneidade. Tal potencialidade, nos ajuda a entender que nos dias atuais, as rádios comunitárias representam uma ameaça as mídias de massa a medida que potencializa e possibilita novos agenciamentos coletivos de produção de subjetividade sendo seu produto resultante de processos de cooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Chagas Lemos, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE/UERJ

MESTRE EM EDUCAÇÃO CULTURA E COMUNICAÇÃO

Downloads

Publicado

2012-11-22

Como Citar

LEMOS, T. C. O POTENCIAL EDUCATIVO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0005. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 149–166, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2996. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos